vantagens da terceirização de mão-de-obra

Terceirização

Vantagens sem paralelo


Terceirização - Vantagens Operacionais e Administrativas

A terceirização (outsourcing em inglês) não é uma ideia nova. O conceito de transferir para fora da empresa parte de seu processo produtivo se consolidou durante a Segunda Guerra Mundial, quando as indústrias de armamento passaram a buscar parceiros externos para aumentar sua capacidade de produção.

Até então, as empresas viam como uma grande virtude a verticalização do sistema de produção, ou seja, a incorporação de outras etapas de um mesmo processo de fabricação. A maioria das organizações fazia praticamente tudo dentro de casa.

Quanto menos dependesse de terceiros, melhor. De certa maneira, não era um posicionamento errado já que as comunicações eram complicadas. Além disso, não havia muitas garantias contratuais no relacionamento com terceiros.

Os tempos mudaram e a ideia de dividir entre vários fornecedores a responsabilidade pelas diferentes fases de uma operação acabou se tornando uma realidade para muitas empresas, que passaram a terceirizar diferentes áreas da companhia.

No Brasil, a terceirização, entendida como a tendência de transferir para terceiros as atividades que não fazem parte do negócio principal da empresa, começou a ganhar corpo há mais de 30 anos. Para além da terceirização da mão-de-obra, o que se busca hoje é uma terceirização inteligente que possibilite a transformação dos processos internos.

As empresas estão cientes da necessidade de se desvencilhar da gestão de processos, entregando-a para terceiros. Com isso, podem se concentrar na gestão de negócios.

Dez razões para uma empresa terceirizar:

  • Reduz e controla os custos operacionais.
  • Melhora o foco nos negócios.
  • Ganha acesso a capacidades avançadas.
  • Libera recursos internos para outras atividades.
  • Recursos deixam de estar disponíveis internamente.
  • Acelera os benefícios da reengenharia.
  • Funções difíceis de gerenciar ou fora do controle.
  • Torna disponíveis fundos de capital.
  • Compartilha riscos.
  • Infusão de dinheiro.

As Vantagens da Terceirização

Atualmente, existe a possibilidade de se terceirizar quase tudo: vigia, portaria, recepção, limpeza, transporte, logística, contabilidade, entre outras áreas. A terceirização de serviços e de mão-de-obra se tornou uma prática muito comum em condomínios, bancos, shoppings, indústrias e empresas de diversos portes e segmentos.

Uma das principais vantagens da terceirização é que o contratante da mão-de-obra consegue focar seus esforços no core business, deixando a cargo da contratada todas as responsabilidades que envolvem a prestação de serviços, como seleção, admissão, treinamentos e acompanhamentos - ações essenciais para a contratação de profissionais capacitados e competentes.

Os segmentos de segurança e limpeza são as áreas mais terceirizadas por grande parte das empresas e condomínios, que levam em conta, além da qualificação dos profissionais contratados, a praticidade ao precisarem suprir necessidades urgentes, como a substituição rápida e eficaz de funcionários por motivos de férias, afastamentos, licenças, entre outros.

Quando a mão-de-obra é contratada, os custos e dificuldades de se encontrar um substituto para o colaborador ausente ficam a cargo da própria companhia ou condomínio. Já na terceirização, essa substituição é automaticamente realizada pela empresa prestadora de serviços.

Terceirizar evita ainda que as empresas tenham que lidar com trâmites jurídicos e possíveis problemas trabalhistas com funcionários, pois é a prestadora de serviços que oferece suporte e que atua com responsabilidade nestas questões

terceirização de mão-de-obra
COMERCIAL:   Rua Senador Dantas, 71 Gr.305 . Centro . Rio de Janeiro . RJ
MATRIZ:   Rua Conselheiro Mayrink, 426 . Rio de Janeiro . RJ

CERTIFICAÇÕES